terça-feira, 1 de junho de 2021

Rosa - de Otávio de Souza e Pixinguinha - por Beth Lilás

 “A valsa “Rosa” tem uma história interessante.

Pixinguinha fizera-lhe a melodia havia muito tempo, mas todos achavam que era preciso uma letra.

Nunca, porém, ninguém se interessou.

Havia, em Engenho de Dentro, um mecânico de automóveis chamado Otávio de Souza, um poeta bissexto.

Ele então fez a letra, uma improvável obra-prima para os amigos.

Um dia, nas quebradas, ele encontrou o velho Pixinga, e dele se aproximou, tangido pela inibição própria de um mecânico de subúrbio.

Pixinguinha era a fina flor da educação, sempre pra lá de elegante, e dignou-se a recebê-lo.

Ele então recitou a letra de “Rosa”, o mais belo poema parnasiano da MPB, e Pizindin (era assim que a vovó o chamava) encantou-se com versos tão belos.

Ali estava Otávio de Souza, seu mais novo parceiro e a música, depois de gravada, ganhou as ondas do rádio na interpretação magistral de Orlando Silva, o maior cantor que este país já teve.

Música difícil de interpretar, até por causa do fraseado poético, parnasianismo puro.

Recebeu, contudo, muitas gravações.

De todo modo, os louros e loas que se fazem a “Rosa” vão quase sempre para Pixinguinha, que, é claro, os merece.

Poucos, ou quase ninguém, lembra-se do mecânico de Engenho de Dentro, autor de uma música que, conquanto presa aos limites da sua unidade, equivale a todo um cancioneiro musical.

Uma obra-prima maravilhosa.

Um dia ainda há de se fazer justiça a Otávio de Souza.”

•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*


Tu és divina e graciosa

Estátua majestosa do amor
Por Deus esculturada
E formada com ardor
Da alma da mais linda flor
De mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente
Aqui nesse ambiente de luz
Formada numa tela deslumbrante e bela
O teu coração junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado sobre a rósea cruz
Do arfante peito teu

Tu és a forma ideal
Estátua magistral. Oh, alma perenal
Do meu primeiro amor, sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração sepultas o amor
O riso, a fé, a dor
Em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela
És mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa natureza

Perdão se ouso confessar que
Eu hei de sempre amar-te
Oh flor meu peito não resiste
Oh meu Deus, quanto é triste
A incerteza de um amor
Que mais me faz penar e esperar
Em conduzir-te um dia
Aos pés do altar
Jurar, aos pés do onipotente
Em preces comoventes de dor
E receber a unção da tua gratidão
Depois de remir meus desejos
Em nuvens de beijos
Hei de te envolver até meu padecer
De todo fenecer

•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*




12 comentários:

  1. Boa noite de Junho, querida amiga Beth!
    Meu pai amava essa música e cresci ouvindo-o cantá-la.
    Programei algo para dia 12 e a pus como tenha musical justamente por isso.
    Sua declamação está divina.
    "Perdão se ouso confessar que
    Eu hei de sempre amar-te"
    O Amor que espera...
    Para receber a unção da gratidão
    Linda demais a letra!
    Tenha um novo mês abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  2. Fico sem palavras diante de tanta beleza! A letra? A música? Sua voz?
    Tudo adorável e lindo.
    Penso comigo, quem seria a musa inspiradora de Otávio...que amor mais lindo!
    Parabéns Bethinha!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga
    Eu desconhecia o autor desta linda letra, complexa para cantar ou declamar por não ser como as músicas de hoje , 3 frases que se repetem. Não gosto do Caetano mas adoro a voz dele, tudo que canta fica lindo, e conhecia interpretada por ele. Incansável de se ouvir e ouvir.

    ResponderExcluir
  4. Adorei e também ver a história dessa música...Lindo! E tu encanta sempre! beijos ótimo JUNHO! chica

    ResponderExcluir
  5. Uma página preciosa vc aqui nos presenteia, Betinha:a história, a música e tua interpretação, ressaltam as belezas deste poema eterno no cancioneiro MPB, somando-se a tudo a importante homenagem ao letrista inspirado desta obra-prima.
    Música e letra enaltecedoras do amor!

    Ô saudades do bom gosto!
    Bjos, querida.
    Carminha

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber da história desta música, Beth
    Sua interpretação, como sempre, linda.
    Tenha um abençoado fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  7. Nossa!! Que postagem maravilhosa, não conhecia a história, não.
    E essa tua interpretação está Divina! Que voz linda.
    Uma ótima semana, Beth!
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Música e letra maravilhosas. Sua leitura deu mais uma luz, assim como a história desconhecida. Há muitos Otávios que ficam ocultos, infelizmente.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Viveria anos sem saber do iluminado quê compôs esta pérola Beth e olha que sou curioso e inspirado na MPB sempre procurando autoria e história. Mas esta me passou. Ouvia minha mãe cantar quando no tanque a lavar roupas.
    Obrigado Beth.
    Um bom lindo dia de feliz fim de semana.
    Carinhoso abraço de paz.

    ResponderExcluir
  10. Que maravilhoso, poder saber a história do encontro da música com a letra, um poema divinal e que lindo você fazer tão bela leitura.
    Estou voltando a blogar, depois de um longo tempo, está me fazendo um bem imenso estar em contato com os amigos/as daqui...é um outro nível de interação, não é , Beth?
    Beijinhos e bom final de semana
    Valéria

    ResponderExcluir