domingo, 4 de abril de 2021

Texto de Lya Luft em Perdas & Ganhos - narração Beth Lilás

 


“Mas o que pode haver de positivo em ficar velho?” perguntaram-me um dia. “Diga uma coisa só, e vou acreditar.” As qualidades interiores vão sobressaindo, afirmando-se sobre as físicas. Ao contrário da pele, cabelos, brilho de olhar e firmeza de carnes, elas tendem a se aprimorar: inteligência, bondade, dignidade, escutar o outro. Capacidade de compreender. Mas é preciso que exista algo interior para sobressair: o desgaste físico será compensado pelo brilho de dentro. Não será preciso nem mutilar-se com cirurgias além do razoável, maquilagem exagerada, roupas extravagantes.., nem ocultar-se porque estamos maduros, ou já estamos velhos. Se a transformação que se efetua em nosso corpo é inexorável, sua velocidade e características dependem de genética, cuidados, saúde, vitalidade interior também. Com o inexorável só há uma saída, e não será fugir: é vivenciá-lo do melhor modo que posso. A questão não é que a vida fique suspensa, mas que a gente viaje com ela, em lugar de paralisar-se e ficar atrás.
Se não formos demasiado tolos, gostaremos de nossa aparência em todos os estágios. Olhar-se no espelho e dizer: “Bom, essa sou eu”. Nem extraordinariamente conservada nem excessivamente destruída. Estou como se está nesta fase. E se eu sou assim, gosto de mim. Sou a minha história. Pois não somos só nossa aparência; mas somos também nossa aparência. Negá-la é negar o que, afinal, nos tornamos. Por isso, se é melancólico negligenciar a aparência, é patético querermos parecer ter 20 anos aos 40, ou 40 aos 70. Deveríamos querer ser belas, dignas, elegantes e vitais pessoas – de 60 ou 80 anos. Felizes, ainda, aos oitenta anos.


P.S.:  Pessoal, obrigada pelos comentários que me deixaram, mas infelizmente, sem querer, deletei esse post fazendo limpeza no Blog.  Vou tentar copiar nos comentários tudo o que me deixaram. 






26 comentários:


  1. pensandoemfamilia comentou em "Lya Luft no livro Perdas & Ganhos - narração Beth Lilás"

    2 de abr. de 2021
    Linda escolha para sua leitura tão expressiva. Este livro, há muito, utilizo como fonte de recurso terapêutico. Enquanto na ativa na UFF o tinha na gaveta para oferecer a leitura para quem considerasse necessário. Esta parte do envelhecimento reforça meu pensamento sobre o autocuidado e a autoestima. Feliz Páscoa. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade, é um livro terapêutico, Norma! Devemos reler sempre palavras assim, encorajadoras e de muita clareza, melhor do que as filosofias vãs que só servem às vezes para confundir cabeças. Gosto muito dessa escritora, ela é lúcida e linda! um grande abraço e ótima páscoa pra você também.

      Excluir
  2. Toninho comentou em "Lya Luft no livro Perdas & Ganhos - narração Beth Lilás"

    1 de abr. de 2021
    Amar-se em primeiro plano e segundo plano e tudo flui mais belamente em qualquer ciclo da vida Beth. Linda escolha amiga e leitura e vídeo perfeitos. Meus parabéns pelo aniversário passado, eu fui dia 07/03 também, um pisciano. Uma Feliz Páscoa amiga e tudo de bom que faz crescer e crer. Bom fim de semana. Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Toninho, super obrigada pela sua visita sempre carinhosa. É muito importante sim nossa auto-estima, principalmente quando a vida vai ficando mais outonal, e nós ficamos um pouco mais agora né amigo ariano! um grande abraço e uma páscoa de grande renovação para você e família. abs

      Excluir
  3. O niver foi teu( aliás, ainda dá tempo de dar parabéns!) mas o presente foi nosso! Lindo trecho e sempre lindo te ouvir e ler! beijos, abençoada 6 feira santa e Páscoa! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fiz em 26 de março, sou uma ariana, mas daquelas domadas. rsss Um ótimo dia pra você e família, querida Chica e uma páscoa de paz e renovação. beijos

      Excluir

  4. Antonia Ivani comentou em "Lya Luft no livro Perdas & Ganhos - narração Beth Lilás"

    1 de abr. de 2021
    Sempre gostei de Lya, sua inteligência honesta, sua beleza tranquila. Sinceramente acho que combina muito com você. Essa sua leitura ficou muito linda, e o texto onde você se expõe revela a mulher madura e bela que você é. Bela por dentro e por fora minha amiga. Parabéns pela postagem deliciosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ivanizinha, uma mulher forte, corajosa e guerreira como você, me dizer essas palavras é muito reconfortante e revigorante. Obrigada, minha amiga querida.

      Excluir
  5. Marisa comentou:

    Lindo,Lindo...vc como sempre arrasa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariza, obrigada queridona, sempre um prazer ver vc por aqui. beijoca

      Excluir

  6. Sidnei Coelho comentou em "Lya Luft no livro Perdas & Ganhos - narração Beth Lilás"

    1 de abr. de 2021
    E eu acho que deve ser exatamente assim: "Sou a minha história."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, amigo Sidnei, poetinha querido! abs

      Excluir
  7. Claudio comentou:
    Concordo integralmente com o texto da Lia Luft, e com a sua maneira de encarar cada fase da vida. A maturidade e a experiência permitem que nossa verdadeira luz interior se projete para todos aqueles que amamos, parentes e amigos, dando sentido a cada etapa do nosso processo evolutivo espiritual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Cláudio, muito obrigada por me honrar aqui com sua presença e comentário tão valiosos. um grande abraço

      Excluir
  8. Que sejamos pois, com a convicção que o tempo costuma doar, belas, elegantes, dignas e sensatas frente a todas as fases que a vida nos proporciona; se estamos em constantes mudanças cíclicas é prova de que estamos vivendo e isto é bênção. Nas palavras da autora lindamente interpretadas por vc, Beth, ressoam uma sabedoria indiscutível. Cada nova publicação aqui nos enfeita a alma. Bjkas, minha amiga. Carminha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Carminha, obrigada por suas palavras carinhosas, sempre! Sim, estamos vivendo e uma vida muito bem vivida, graças ao bom Deus! um beijinho com carinho

      Excluir
  9. Lena comentou: Riquíssimo esse texto de Lya Luft que vc com seu talento e sensibilidade nos levou a um mundo de reflexões sobre o envelhecer. Isso tudo podendo ouví-la com todo esse charme do seu “carioquês”. Antes tinha muito medo da velhice. Agora estou conseguindo cada vez mais tirar proveito dos meus bem vividos anos. Todo dia aprendemos coisas novas, nem sempre positivas, mas as negativas também nos engrandecem e nos tornam ainda mais sábias, pacientes, tolerantes, agregadoras, com reflexos positivos na nossa autoestima. O vídeo singelo com essa linda música sobre o valor da amizade com o decorrer do tempo, emolduram esse post cheio de boas energias. Obrigada, Beth, por nos brindar com esses mimos maravilhosos. Vc é abençoada! “A vida só pode ser compreendida olhando para trás, mas só pode ser vivida olhando para frente.” (Frase do filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”). Beijos, minha amiga querida! Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Lena, amiga, eu é que agradeço tão boas palavras e sua participação por aqui! Precisamos, todos nós, depois dos 'entas' dar força uns aous outros e renovar sempre as nossas, principalmente nesses tempos difíceis que estamos vivendo. Lembro-me bem deste filme com Brad Pitti e essa frase certeira. um grande abraço, minha querida.

      Excluir
  10. Bom dia de Pascoela, querida amiga Beth!
    Achei que tinha passado ontem, mas foi bom ter me equivocado.
    Hoje, passado o dia, pois só soube por aqui, venho lhe ofertar um mimo, flores e carinho:
    https://flordocampo3.blogspot.com/2021/04/na-envolvencia-dos-aromasoitava-pascal.html

    ... " é preciso que exista algo interior para sobressair: o desgaste físico será compensado pelo brilho de dentro."

    Ah! Que parágrafo!
    Virtudes, valores não fundos são construídos como castelo com pedras...
    ... "bondade, dignidade, escutar o outro."

    Como saio enriquecida.
    O aniversário foi seu, mas ganhamos um presentão com o texto da Lya e sua declamação serena.
    Tenha um novo ciclo muito abençoado e feliz!
    Comece bem seu dia com perfume floral suave.
    Beijinhos festivos, fraternos e carinhosos.🎂🍾🥂🍬🕊️🐇🌻🕊️😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosélia!
      Sua presença sempre traz paz e encanto por aqui, volte sempre!
      beijos

      Excluir
  11. Poxa Beth que trabalheira amiga.
    Não precisava, os amigos entendem estas coisas, quando acontecem.
    Um abração e feliz semana leve e alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, Toninho, mas o post deu trabalho pra fazer e me deixou comentários tão lindos e importantes, refiz com o maior prazer.
      Obrigada, mais uma vez!
      bjks

      Excluir
  12. Belíssimo texto, Beth!
    Me caiu como uma luva.
    Obrigada pela partilha.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verena!
      Esse texto é para todos nós que já passou dos "entas", mas que quer continuar vivendo com boa qualidade de vida, porém sem artifícios falsos que de uma forma ou de outra, sempre mostrarão nossa idade. Esse texto nos bota pra cima.
      um beijinho, querida.

      Excluir
  13. Olá, Beth, você escolheu uma escritora top! Gosto muito de ler Lya Luft, moramos na mesma cidade, Porto Alegre. Excelente poetisa, contista, ensaísta, romancista e tradutora da língua alemã e inglesa em várias obras.
    Formada em Letras anglo-germânicas e com mestrados em Literatura Brasileira e Linguística Aplicada, Lya Luft trabalha desde os 20 anos como tradutora. Já verteu para o português obras de autores consagrados como Virgínia Woolf, Günter Grass, Thomas Mann e Doris Lessing, além de ter recebido o prêmio União Latina de melhor tradução técnica e científica em 2001 pela tradução de Lete: Arte e Crítica do Esquecimento, de Harald Weinrich.
    Adorei vê-la postada aqui em seu simpático blogue.
    Gostei muito da narração, fui acompanhando.
    Um feliz fim de semana,
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tais! Obrigada por seu comentário enriquecedor. Eu não sabia dessa outra parte da grande Lya Luft e percebo então que é uma escritora completamente integrada à Literatura, não só brasileira como internacional.
      Que mulher fantástica!
      Volte sempre, querida amiga, você também faz parte das estrelas da literatura nacional. um grande abraço

      Excluir