segunda-feira, 21 de junho de 2021

Cora Coralina, quem é você? - por Beth Lilás

 

Os versos abaixo fazem parte do extenso e fundamental poema Cora Coralina, Quem É Você?   A rica poesia de uma mulher simples.



Cora Coralina, Quem é você?

Sou mulher como outra qualquer.
Venho do século passado
e trago comigo todas as idades.

Nasci numa rebaixa de serra
Entre serras e morros.
“Longe de todos os lugares”.
Numa cidade de onde levaram
o ouro e deixaram as pedras.

Junto a estas decorreram
a minha infância e adolescência.

Aos meus anseios respondiam
as escarpas agrestes.
E eu fechada dentro
da imensa serrania
que se azulava na distância
longínqua.

Numa ânsia de vida eu abria
O vôo nas asas impossíveis
do sonho.

Venho do século passado.
Pertenço a uma geração
ponte, entre a libertação
dos escravos e o trabalhador livre.
Entre a monarquia caída e a república
que se instalava.

Todo o ranço do passado era presente.
A brutalidade, a incompreensão, a ignorância, o carrancismo.
Os castigos corporais.
Nas casas. Nas escolas.
Nos quartéis e nas roças.
A criança não tinha vez,
Os adultos eram sádicos
aplicavam castigos humilhantes.

Sou mais doceira e cozinheira
Do que escritora, sendo a culinária
a mais nobre de todas as Artes:
objetiva, concreta, jamais abstrata
a que está ligada à vida e
à saúde humana.

Luta, a palavra vibrante
que levanta os fracos
e determina os fortes.

Quem sentirá a Vida
destas páginas…
Gerações que hão de vir
de gerações que vão nascer.


❉ ╧╧╧╧ ✿ ╧╧╧╧ ❉❉ ╧╧╧╧ ✿ ╧╧╧╧ ❉





11 comentários:

  1. Eu também faço parte de 2 séculos kkkkk já me sinto com certa experiência (que bom!), mas vivenciei uma época diferente da Cora. Acho que cada um carrega consigo muitas páginas de histórias.

    Vídeo lindo lindo

    ResponderExcluir
  2. Cora Coralina é uma mulher de várias facetas.Adoro! Gpostei de vê-la aqui! beijos, tudo de bom, linda semana e inverno! chica

    ResponderExcluir
  3. Quanto carinho e tanta lindeza . Beth que paz vc nos dá de presente ! Obrigada a vc e a Cora Coralina 💓

    ResponderExcluir
  4. Ah, que lindo Beth, sou como a Cora, venho de uma terra onde levaram o ouro e deixaram umas crateras feias e umas represas assassinas, que impedem o sono tranquilo ao som de pássaros noturnos. Que linda leitura sua neste poema forte e belo dela. Belíssima escolha para entrar neste inverno com a clareza Cora e a voz Beth tão bem empregada nesta postagem.
    Valeu amiga, ilustrou a noite hoje fria de Salvador e eu viajei nos versos que muito me define.
    Um abração amiga e feliz inverno aconchegante nesta serra.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Cora porque nela vejo a vó que gostaria de ter, a mãe que mal conheci, a mulher que gostaria de ser. Humilde e altiva, ciente de seu tamanho e de seus limites, pobre mas preciosa. E sua voz só enriquece ainda mais a poesia dela.
    Parabens Bethinha, beijo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia de paz, querida amiga Beth!
    Adoro Vira. Fiquei emocionada ao ver como pano de fundo do vídeo o Goiás Velho. Lugar onde tive e fotografei na ponte, em frente a casa seja, na rua...
    Gosto muito do jeitinho dela em fazer doces. . Sou como ela, amiga. Fazer doces para adoçar a vida é uma terapia.
    "Sou mais doceira e cozinheira
    Do que escritora, sendo a culinária
    a mais nobre de todas as Artes:"
    A-do-rei, amiga.
    Assim sou eu;
    "Numa ânsia de vida eu abria
    O vôo nas asas impossíveis
    do sonho."
    Amo Cora e outra escritora que Norma ressaltou hoje também.
    Professora humilde ela era. Que lindo!
    Sua declamação está linda.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Quanta ternura nestes versos de Cora Coralina, Beth.
    Me encanta a sua simplicidade.
    Concordo com ela: a culinária é a mais nobre de todas as Artes...rs
    Maravilhoso vídeo!
    Um beijinho carinhoso
    Verena

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso te ouvir, poder ver e sentir a lucidez dessa mulher, tão adiante do seu tempo, que traz em si, elementos que tanto admiro: simplicidade e sensibilidade a flor da pele. Respira, vive e emana amor e sabedoria.
    Grata por compartilhar essa preciosidade. Beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Olá, Beth, bela interpretação de uma de nossas maiores poetisas.
    Seu primeiro livro lançou aos 76 anos, maravilha! Mulher brasileira, do povo simples, e como disse verdades!
    Postagem de luxo, aliás, como sempre fazes. Tudo sempre muito relevante.
    Uma continuação de boa semana. Cuide-se bastante.
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Excelente escolha da poesia desta mulher que nos mostra que se pode começar em qualquer idade. Lindo o video que acompanha sua bonita interpretação. Grat apela partilha. bjs

    ResponderExcluir
  11. Ah, minha amiga, como fui agora tomada pelas doces lembranças das terras do Goiás Velho, suas ruas de paralelepípedos, seus sons rurais, seus caminhos entre serras de um verde-azulado singular, sua gente forte , sua Cora, poetisa da voz feminina que atravessa os tempos.
    Aqui a doçura da memória afetiva me banhou a alma.
    Obrigada.
    Bjnhs,
    Carminha

    ResponderExcluir